terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Vila Velha ES: História e Pontos Turísticos


Sou capixaba e apaixonada por Vila Velha. Hoje vamos falar desse lugar lindo e acolhedor que fica a poucos km da Capital Vitória.
Cidade mais antiga do Estado, e também uma das melhores em qualidade de vida para morar, Vila Velha foi fundada em 1535 com o nome de Vila do Espírito Santo. Desde sua fundação pelo português Vasco Fernandes Coutinho, era considerada a capital do Estado até 1549, quando o título se transferiu para Vitória. Foi também nesta ocasião que a cidade passou a ter o nome atual.

Vila Velha é uma das cidades mais populosas do Espírito Santo, ficando atrás apenas da Serra. Com uma população de mais de 400 mil habitantes, seu litoral possui 32 km de extensão, abrigando conhecidas praias como Praia da Costa, Praia de Itapoã e Praia de Itaparica.

Praia da Costa - Fonte: Loucos por Praia

Praia de Itapoã - Fonte: Loucos por Praia

Praia de Itaparica - Fonte: Loucos Por Praia


Por ser uma das primeiras cidades habitadas do Estado, Vila Velha possui muitas construções antigas, dotadas de uma beleza característica do período entre os séculos XVI e XIX (época da chegada dos portugueses no Brasil). Entre as principais construções estão:

Convento da Penha: Principal monumento religioso do Espírito Santo, é o símbolo da devoção à Nossa Sra da Penha, padroeira do Estado. Foi construído em 1644 e hoje abriga a terceira maior manifestação religiosa do país, a Festa da Penha, ficando atrás apenas das comemorações da Basílica de Nossa Sra Aparecida e dos festejos do Círio De Nazaré em Belém.

Convento da Penha - Fonte: TripAdvisor

Igreja Nossa Senhora do Rosário: Localizada no Sítio Histórico da Prainha, foi construída pelo primeiro donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, em 1535. É um marco na colonização do solo espírito santense, e se constitui na mais antiga construção religiosa do Estado.

                               Igreja Nossa Sra do Rosário - Fonte: TripAdvisor

Forte de São Francisco Xavier: Construído também pelos portugueses com o objetivo de assegurar o controle de parte da orla da capitania. Localiza-se em Inhoã, na base do Morro da Penha.

                              Forte de São Franscisco Xavier - Fonte: TripAdvisor

Farol de Santa Luzia : Uma torre com 12 metros de altura, construída na Escócia e implantada no final da Praia da Costa (próximo à Praia Secreta). Sua inauguração foi em 1871.

                               Farol de Santa Luzia - Fonte: Capixaba da Gema

Uma das curiosidades da cidade, é que os nascidos em Vila Velha recebem o apelido de “canelas verdes”. De acordo com os relatos mais aceitos, essa denominação foi dada pelos nativos aos navegadores quando eles chegaram na costa. Como o litoral onde chegavam possuía muitas algas, elas grudavam nas botas e calças dos portugueses assim que eles desembarcavam de suas caravelas. :D :D

Esses são alguns pontos turísticos interessantes sobre a cidade de Vila Velha, no Espírito Santo. Com certeza vale passar por eles numa visita à cidade, ou mesmo fazer um bate e volta se o seu destino principal é Vitória. :) As duas cidades são muito próximas e separadas por uma ponte de visual também muito lindo!

                                              Terceira Ponte - Fonte: TripAdvisor



Curta nossa página no face e no insta - @poliviagens - e fique por dentro dos novos posts.

Até a próxima,


Poli

VIAJAR SOZINHO: POR QUE ?

A vida como levamos hoje nos conduz  à busca quase constante de companhia, de estarmos rodeados de pessoas e coisas, muitas vezes pendurica...