terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Curitiba e seus Arredores


Uma das principais cidades do Sul do Brasil, Curitiba há tempos vem se tornando destino de boa parte daqueles que desejam conhecer outros lugares além da famosa região nordestina. São inúmeros os atrativos da cidade e seus arredores, o que torna o turismo na região disponível a todos os gostos e idades.

O Jardim Botânico, parada obrigatória para quem está em Curitiba, é o cartão postal da cidade. Com sua estufa de vidro logo ao centro, atrai centenas de visitantes durante o ano. Criado em 1991, já esteve entre os top 5 destinos brasileiros. A extensão do Jardim chega perto dos 300 mil m², incluindo o Bosque com parte da Mata Altantica totalmente preservada.

Dentro do Jardim, ainda existe o Museu Botânico, com espaço para pesquisadores, biblioteca e exposições. O museu possui o 4º maior herbário do país com milhares de espécies de plantas,  sendo referência para estudiosos e amantes da flora brasileira, em especial a paranaense.


                     


Mas não somente do Jardim Botânico Curitiba é feita. A cidade, muito atenta ao turismo crescente na região, se estruturou muito bem para atender a quem chega. A Linha Turismo (conjunto de ônibus panorâmicos exclusivamente para embarques de turistas), leva o visitante para conhecer todos os pontos importantes da capital paranaense. Além disso, os sistemas de bikes e patinetes elétricos podem ser acessados com muita facilidade em todos os lugares. São muitos parques, museus e bons restaurantes que merecem atenção.

Se deslocar pela cidade, sendo  morador ou não, é muito fácil e seguro. O dia a dia de Curitiba é tranquilo, apesar da grande movimentação típica de capital. O transporte público é de primeiro mundo, com  linhas de metrô modernas e pontos de ônibus seguros.





Caminhando agora para os arredores de Curitiba, encontramos a Serra Paranaense que pode ser apreciada com um belo passeio de trem pela estrada de ferro da região. Muito famoso, esse percurso nos leva a várias cidadezinhas e povoados incríveis do Sul, como as litorâneas Morretes e Antonina. Com clima europeu e paisagens de tirar o fôlego, Antonina e Morretes é o destino certo para os curitibanos que querem descansar e aproveitar a tranquilidade da região. Recheadas de histórias e de belezas naturais, acabam atraindo também turistas e curiosos interessados em conhecer a região para além da capital.






O turismo por Curitiba e seus arredores, bem como em quase todo o Sul do Brasil, nos ensina que é possível o país se desenvolver quando há planejamento urbano e  também compromisso da população nesse sentido. Ruas sempre limpas, jardins e parques bem cuidados, espaços públicos preservados, são vários os exemplos que tornam a região atraente para visitantes e novos moradores, que acabam se mudando para lá em busca de segurança e qualidade de vida.

Agora que você já conheceu vários motivos para visitar Curitiba, inclua esse destino na sua lista de viagens e aproveite o que ele tem a oferecer! 

Boa viagem!



Poli

VIAJAR SOZINHO: POR QUE ?

A vida como levamos hoje nos conduz  à busca quase constante de companhia, de estarmos rodeados de pessoas e coisas, muitas vezes pendurica...