Cidade mineira, antigamente chamada de Vila Rica, Ouro Preto há tempos vem se destacando na rota do turismo de Minas Gerais. História, religião, artes, são inúmeros os atrativos que a região possui para encantar seus visitantes. Hoje falaremos dos principais, mas não se engane, existem muitos outros, e só conhecendo Ouro Preto com um certo tempinho você perceberá como são ricas as opções que a região oferece.
Igrejas e Museus
Ouro Preto transpira história. Sua arquitetura colonial diz muito sobre si e sobre os que passaram por lá construindo seu legado. Suas Igrejas e Museus são verdadeiros patrimônios e nos educam na prática sobre a importância daquela cidade em um período tão marcante para o país. A dica é conhecer essas construções por dentro, não somente por fora como faz a maioria dos turistas. A arquitetura é deslumbrante e internamente a experiência de estar ali é enriquecida ao máximo.
Ouro Preto possui em torno de 20 igrejas abertas à visitação. A maior parte delas cobra uma pequena taxa para os visitantes, o que contribui para as reformas e manutenções, muito necessárias devido à idade avançada dos templos.
A Igreja de São Francisco, uma das mais famosas da cidade, possui contribuições artísticas do famoso Aleijadinho e também do Mestre Ataíde, que pintou o seu teto. Localizada no Centro Histórico, recebe por ano centenas de visitantes, que a consideram o coração da cidade. Aproveite o passeio até a Igreja para conhecer a feirinha de artesanato que fica ao seu lado. A feira do Largo do Coimbra, como a chamam, possui várias obras criadas artesanalmente a partir de materiais sustentáveis, como a pedra sabão.
Entre outras Igrejas muito visitadas, estão a Matriz Nossa Senhora do Pilar e Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, todas carregando muitos detalhes de seu passado, de seus então frequentadores e devotos.
A cidade oferece alguns museus que ajudam a contar a história da região ao passar dos anos. Entre os principais museus, encontra-se o Museu da Inconfidência, onde documentos, objetos e pinturas ajudam a ilustrar como se deu este movimento que culminou na Independência do Brasil.
O Museu do Aleijadinho, localizado na Igreja Matriz de Nossa Sra da Conceição, reúne obras e memórias do artista colonial mais conhecido e buscado por todos que chegam à cidade. É neste local que também estão os restos mortais do artista e de seu pai. Antonio Francisco Lisboa, nome de nascimento de Aleijadinho, é considerado o maior artista barroco de Minas Gerais. Suas obras, espalhadas por vários pontos, são de uma beleza e ao mesmo tempo originalidade incomparáveis. Aleijadinho é conhecido internacionalmente, o que atrai vários turistas estrangeiros , especialmente admiradores da arte barroca, interessados em conhecer mais de perto os traços desse gênio brasileiro.
Culinária
A culinária em Minas é conhecida por todos, não há dúvidas sobre as delícias da cozinha mineira. Os pratos são diversos e hoje, de tão bons, já foram apropriados pelo restante do país. Em Ouro Preto, o famoso tutu prevalece nos restaurantes e casas de moradores locais, acompanhado de frango com quiabo, torresmos e costelinhas. Feijão tropeiro e galinha ao molho pardo também estão entre os pratos mais pedidos pelos turistas que desejam saborear as delícias locais. Já como diz o ditado que quem está na chuva tem que se molhar, que tal terminar tudo isso ao gole de uma típica cachaça mineira. Eita, agora sim você se tornou um autêntico mineiro! Só falta sair falando UAI por aí! :D
![]() |
Restaurante Mineiro em Ouro Preto |
Minas
Conhecer as minas da antiga Vila Rica, passear de carrinho dentro de seus túneis, e acompanhar a explicação dos guias locais sobre seu funcionamento são formas do turista se inteirar melhor sobre a principal atividade econômica que impulsionou aquela cidade durante os anos em que éramos colonia de Portugal. Rica em minérios, especialmente o Ouro, a região foi muito explorada pelos portugueses. Relatos dizem que toneladas do famoso metal foram retirados dali, sempre com o suporte do trabalho escravo, especialmente dos negros advindos da África. Muitas curiosidades e histórias que por vezes nos espantam vêm à tona nesses passeios. Além do lazer, é a oportunidade de saber melhor sobre nosso passado, o passado de nossos irmãos africanos que hoje se tornaram parte de quem somos. Entre as várias minas, a principal é a Mina da Passagem, que liga Ouro Preto à Mariana. Nela o tour é mais completo e a experiência personalizada. Ao visitar a região, vale a pena investir um pouco mais e fazer este passeio.
![]() |
Mina da Passagem Ouro Preto x Mariana |
Ouro Preto é recheada de opções para quem curte história, artes, etc. Para a galera que além desse estilo também adora passeios alternativos, a cidade não decepciona.
No Parque Estadual de Itacolomi, é possível fazer trilhas e aproveitar sua natureza ainda muito preservada. É possível agendar visitas ao Morro do Cachorro e ao Pico de Itacolomi, conhecido pela linda vista que proporciona da cidade lá de cima.
Já o Parque Municipal da Cachoeira das Andorinhas, como o nome já diz, é conhecido por sua cachoeira, formada em meio aos paredões que circundam o local. Lugar lindo e também muito bem preservado, uma ótima atração para os amantes do ecoturismo, assim como Lavra Novas, cidadezinha próxima a Ouro Preto, repleta de atividades ecológicas.
Já o Parque Municipal da Cachoeira das Andorinhas, como o nome já diz, é conhecido por sua cachoeira, formada em meio aos paredões que circundam o local. Lugar lindo e também muito bem preservado, uma ótima atração para os amantes do ecoturismo, assim como Lavra Novas, cidadezinha próxima a Ouro Preto, repleta de atividades ecológicas.
Repúblicas
Ouro Preto é recheada de repúblicas estudantis, algumas já com décadas de tradições. E pra quem pensa em república apenas como aquele apzinho dividido por estudantes de uma universidade, precisa visitar a cidade e conhecer a influência que estes locais exercem na cultura e costumes por lá, especialmente durante festividades como o Carnaval. Muito animadas, promovem encontros, bailes, blocos, agitando muito bem as festividades da cidade. Jovens de todo o país buscam Ouro Preto nesta época do ano.
![]() |
Carnaval Ouro Preto |
![]() |
Repúblicas Ouro Preto |
E então lá se foram os principais motivos que vão te fazer colocar Ouro Preto na sua lista de prioridades quando o destino for Minas Gerais. É claro que, como dissemos, muitos outros motivos se somam a estes. A proximidade com Mariana, por exemplo. Cidade também muito rica culturalmente, fica próxima e é acessível pelo tão concorrido Trem Maria Fumaça. Mas este assunto nos vai render outro post daqui a pouquinho... rsrsrss Bjs, e até lá! :)
Poli
Nenhum comentário:
Postar um comentário